Imprensa  
   
Fraturas Expostas
Se você quebrar um osso e houver perfuração na pele, veja como cuidar da ferida até chegar ao hospital
 
Ao partir um membro pode ocorrer também um ferimento na pele (corte ou perfuração), o que causa uma fratura exposta. Em alguns casos, o osso perfura a epiderme, a derme e os tecidos musculares, mas em outros ele não fica tão visível. Alguns procedimentos podem ser adotados antes do atendimento médico, mas atenção: chame o resgate o quanto antes para que não surjam maiores problemas de saúde. Ao chegar ao hospital, geralmente o paciente será submetido a um tratamento cirúrgico de urgência.

 

SAIBA O QUE FAZER

• O primeiro passo é fazer uma limpeza no ferimento com soro fisiológico (ou água) e cobrir com gazes ou curativos limpos.
• Retire com cuidado fragmentos de corpos estranhos que não estejam penetrando os tecidos.
• Tente imobilizar o membro para minimizar os danos adicionais à vítima. Para isso, utilize tábuas, madeiras, ou qualquer material que sirva de apoio ao membro.
• As bordas ósseas das fraturas costumam ser afiadas e causam lesões aos músculos, nervos, artérias e veias. Imobilize na posição que seja possível para poupar a vítima.
• O membro que está apoiado deve ser envolvido por ataduras ou outros tecidos. Mas não faça uma compressão forte, pois a falta de circulação pode acarretar necrose.
• Nos casos de sangramento, faça uma compressão na ferida, mas não em todo o membro. O objetivo é apenas estancar a hemorragia.

 
O GUIA DO NÃO FAZER
- Evite tentativas de manipulação dos fragmentos ósseos.
- Não remova lanças e facas. Apesar de causarem lesão, elas podem promover compressão de grandes vasos. A retirada levará a uma hemorragia.
- Evite reduzir as deformidades ou realizar procedimentos que somente especialistas podem fazer, pois tal iniciativa poderá agravar a lesão.
 
Consultoria: Ricardo Barone, ortopedista do Hospital 9 de Julho (sp).
Fonte: Revista Viva Saúde
http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/105/artigo243780-2.asp
 
Dr. Ricardo Augustus Barone // Todos os Direitos Reservados crédito: Grande Ideia